O Ministério da Educação (MEC) deve apresentar, nesta segunda-feira, ao Conselho Nacional de Educação (CNE), uma proposta de modificação dos cursos de graduação em Pedagogia. A ideia é que os estudantes possam escolher formações específicas ainda durante a formação acadêmica.
Abertas inscrições para cursos técnicos presenciais em Santa Maria
Segundo a proposta, nos dois primeiros anos, os estudantes vão receber uma formação comum em todas as instituições públicas e particulares de Ensino Superior. Nesse período, terão aulas sobre políticas públicas, didáticas, conhecimentos sobre contexto e aprendizagem. Terão também disciplinas sobre a Base Nacional Comum Curricular, que estabelece o que todas as crianças e jovens devem aprender em todas as escolas brasileiras.
Após esse período, os estudantes poderão escolher uma área para aprofundamento: Educação Infantil, alfabetização ou anos iniciais do Ensino Fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano. Essa fase deverá durar um ano.
O quarto ano de formação será uma especialização. Os futuros profissionais poderão escolher entre gestão escolar, educação profissional, didática do Ensino Superior e Educação Especial.
VÍDEO + FOTOS: primeiro bloco da Casa do Estudante Indígena da UFSM é inaugurado
Para entrar em vigor, a proposta precisa ser aprovada pelo CNE.